A Pedagogia é uma ciência em movimento. Sua transformação é constante com novas demandas e transformações na função, papel, atuação e formação de seus atores, em especial o professor.
As antigas idéias de que o professor é o dono do saber e único responsável por ensinar seu aluno foram substituídas pelas idéias de mediação na construção de conhecimento e aluno como sujeito atuante no processo de aprendizagem.
A inclusão escolar traz uma complexidade no processo e a ampliação do que cabe a cada ator deste processo. Às famílias da criança com necessidades especiais cabe a dúvida do acolhimento e tratamento adequado ao seu filho; às famílias dos colegas dessa criança com necessidades especiais ficam ou os pré-conceitos ou a valorização ética possibilitada por esta convivência ; aos professores preparar- se e preocupar-se com sua formação para poder agir , lidar e garantir a aprendizagem; às crianças com NEE cabe o reconhecimento de suas capacidades e a identificação de suas necessidades, ser conhecida; às outras crianças fica a curiosidade e o crescimento pessoal possibilitado pela construção do respeito ao próximo mesmo que seja diferente e à escola como criadora de espaços coletivos que facilitem ou possibilitem o atendimento bem como a busca por parcerias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário