segunda-feira, 9 de maio de 2011

VA 12 - Como vem sendo organizada a educação especial no país.

   Novamente resgatamos a história da educação, mas agora com ênfase na educação especial e nas diferenças entre o atendimento de cada deficiência.  Percebe-se  o atendimento voltado à profissionalização, no caso de surdos,  ou a vinculação à saúde , ao confinamento dos deficientes mentais em manicômios ou asilos.
  Nas décadas de 60 a 80 inicia-se uma mudança com o surgimento de escolas especias.  Ali, cada deficiência era atendida em sua escola, as salas de aula com poucos alunos divididas por idade ou área de conhecimento, com programas curriculares reduzidos.   Surgem  o atendimento em salas de recurso no contraturno para aqueles que  não acompanhassem os " normais" e as instituições parceiras saúde/escola ( salas especiais) que mesmo possuindo trabalho pedagógico qualificado não certificavam.
  O princípio da integração e a política da inclusão de hoje exige que a escola se adapte ao aluno possibilitando e favorecendo o contato, o  convívio com todos na  rede  regular e sua adaptação, além de  garantir a escolarização em todos os níveis, a acessibilidade, o atendimento por professores capacitados, sua socialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário